A Exposição

A Exposição

by marketing

“Corpo Humano – A Ciência da Vida” é uma aula completa de anatomia, numa viagem emocionante pelo interior do corpo humano, à descoberta do seu funcionamento.

É composta por mais de 100 órgãos, estruturas ósseas e 8 corpos humanos completos, perfeitamente preservados pelo método da plastinação e, bem ainda, cento e vinte painéis retro iluminados, com mega dimensões de 2,40m por 2,00m, que através de imagens e textos informativos, nos orientam nesta descoberta anatómica.

A saúde física, mental e social postula um conhecimento profundo da anatomia e funcionamento do corpo humano, em ordem a alcançar a máxima latina “mens sana in corpore sano” e é esse conhecimento que esta exposição oferece aos seus visitantes, numa área expositiva de mais de 1500m2.

Sistema Respiratório

O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos, formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões, responsáveis pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e pela eliminação do gás carbônico retirado das células.

Sistema Circulatório

O sistema circulatório ou cardiovascular, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo. A circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo humano.

Sistema Muscular

O sistema muscular é constituído por 600 músculos e sua função é produzir o movimento de diferentes partes do corpo, enquanto estabiliza a nossa posição, regulando o volume dos órgãos e a mobilização de substâncias, bem como a produção de calor corporal.

Sistema Esquelético

O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto sustenta e dá forma ao corpo, além de proteger os órgãos internos, atuando em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento.

Sistema Nervoso

O sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens e estímulos do ambiente, transmitindo sinais entre as diferentes partes do corpo e coordenando as suas ações voluntárias e involuntárias.

Sistema Digestivo

O Sistema Digestivo é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo (crescimento, locomoção, etc), por meio de processos mecânicos e químicos.

Sistema Reprodutor

O sistema reprodutor é constituído por vários órgãos que trabalham em conjunto com a finalidade de reprodução e são essenciais para a manutenção da vida humana. Existem dois tipos de sistema reprodutor humano: o feminino e o masculino.

Comissão Científica

A Comissão Científica, constituída por personalidades que se distinguem pelo conhecimento especializado nos temas da Exposição, tem por missão promover o debate público das questões suscitadas, desenvolvendo um conjunto de palestras e atividades multidisciplinares.

José Henrique Pinto Barros – Médico e Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da International Epidemological Association.

Rosa Mota – Campeã Olímpica, mundial e europeia de maratona e primeira mulher portuguesa a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

Vítor Veloso – Médico Especialista em cirurgia geral oncológica e anterior Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Paulo Canedo – Gestor do IPATIMUP Diagnósticos, doutorado em Biologia Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Inês Tomada – Nutricionista doutorada em Metabolismo, Clínica e Experimentação pela Fac. de Medicina da Univ. do Porto e Professora na Escola Superior de Biotecnologia da UCP.